domingo, 8 de março de 2009

SAL DA TERRA TÁ PASSANDO E CHAMANDO VOCÊ....



Sal da Terra - Evangelizando no Carnaval
fevereiro 27th, 2009
Quem vive atento às mudanças de comportamento no cenário festivo baiano, por certo já percebeu que ele vem mudando e já é motivo de análise de sociólogos de plantão.

No Carnaval de 2005, o sociólogo Roberto Albergaria, então comentarista de comportamento da TV Educativa, ao ser chamado a analisar a participação de evangélicos do Bloco Sal da Terra, não usou de meias palavras para garantir que em 10 anos, ou um pouco mais, o Carnaval de rua de Salvador teria uma nova feição, sendo dominado por evangélicos, considerando-os ousados, criativos e com objetividade.

Ninguém da mídia que ouviu o sociólogo dizer isso, repercutiu. Talvez não levasse a sério, achando que se tratava de um delírio. Falha no sensor jornalístico, preconceito, coisas que não combinam com o bom exercício da profissão midiática.

Enquanto isso, um movimento diferente do tradicional cresce em templos evangélicos de diversas denominações. Há um outro olhar evangelístico sobre eventos de massa.
Rompeu-se o véu do preconceito e muitos têm tomado a decisão de entrar de corpo e alma na maior festa popular do planeta. As festas juninas também estão no calendário dos evangélicos.

O quê? Indagarão os desavisados e contrários. Mas, para o cristão clarividente, teologizado, comprometido, pastores mais jovens, isso não é nenhuma heresia.

Sem receio, esses novos líderes afirmam que o primeiro missionário destinado por Deus, Jesus Cristo de Nazaré, era um festeiro, não perdia um evento popular de seu povo judeu, para levar sua mensagem de alegria e salvação.

E não foi a toa que o austríaco Jhoannes Sebastian Bach construiu um dos mais belos clássicos da música do período renascentista, “Jesus a Alegria dos Homens”. Ele só ficava triste por causa do sofrimento do povo oprimido. E por ele morreu de forma tão cruel.

A bordo de bloco sem cordão, totalmente caracterizado como uma entidade carnavalesca, o Bloco Sal da Terra, da Igreja Batista Missionária da Independência, pioneiro na modalidade do gênero, evangeliza no circuito Pelourinho–Sé, de sexta a terça-feira de Carnaval, desfilando em seu repertório cânticos gospels animados,no ritmo afrobaiano, do reggae ao samba (…).

Este ano, o bloco se juntou a outros movimentos evangélicos no Carnaval (Igreja Batista do Garcia/ Igreja Batista de Itapagipe e Jovens Com Uma Missão - Jocum). Altivos e alegres pisaram o asfalto do circuito Barra Ondina, fazendo trajeto inverso, puxado por um pequeno mais possante carro de som, capitaneado pelos pastores Elson, do Garcia, Laurito, de Itapagipe, Elias da Jocum, dentre outras lideranças do movimento.

Nesse lugar, promoveram um espetáculo inesquecível, que fez chorar muita gente, impactada com o que ouviram do pastor Elson, um relato triste e veemente dos indicadores sociais da cidade do Salvador, mascarada no Carnaval.

Em seguida, todos ajoelhados no asfalto, clamaram a Deus, em oração fervorosa, sabedoria aos governantes, especialmente ao prefeito João Henrique, que enfrenta o desafio de administrar uma cidade como Salvador, com alto grau de religiosidade e fé, mas que não consegue superar suas profundas desigualdades.

Pediu-se também na oração, providência contra as mazelas advindas do sistema econômico e sua má distribuição de renda, todas as formas de exclusão, violência e racismo, e contra o que chamou de potestades do mal incrustado no poder, ou seja, ganância e corrupção, desejando não só para a Bahia, como para todo o país, uma sociedade justa, como Cristo apregoou.

Por fim, uma ceia com pão e vinho foi servida ao ar livre, intrigando traseuntes e expectadores, num ato comovente, de um pacto com Jesus.

BLOG DA LADY EVA
19-02-2007
http://www.portalriovermelho.com.br/noticias.php?cod=109




Bloco cristão evangeliza no Carnaval de Salvador
fevereiro 17th, 2009
O Carnaval reúne pessoas de todos os tipos, lugares e idades e a violência, o uso abusivo de entorpecentes e a prostituição são características marcantes desta festa, tanto que depois deste evento o número de mulheres grávidas aumenta significativamente, pois as pessoas ficam mais vulneráveis aos ataques de Satanás.

Pensando exatamente nessas problemáticas, o pastor presidente da Igreja Batista Missionária Independente de Salvador, Ubirajara Gomes e Silva se questionou: “Quem vai deter esses ataques? Quem pode ser uma grande barreira para impedir a ação do diabo nesses dias? Quem vai dar o grito de alerta para as pessoas não caírem no abismo?”

Foi assim que, há dez anos, o pastor Ubirajara percebeu que deveria aproveitar o Carnaval, que é considerado a maior festa de rua do mundo, para levar uma mensagem de amor e salvação às pessoas e ver a cidade de Salvador aos pés de Jesus. E assim, foi criado o Projeto Sal da Terra.

Missão

A Missionária Cristiane Nonato, coordenadora geral do Bloco Sal da Terra conta que quem já evangelizou no Carnaval sabe que as pessoas estão sedentas do verdadeiro Deus. “Elas procuram nesta festa, esquecer os seus inúmeros problemas e dificuldades, são como ovelhas sem pastor, por isto estamos caminhando para dez anos com este projeto.”

O trabalho realizado pelo Bloco é dinâmico e criativo e várias estratégias são utilizadas para levar Cristo aos foliões. O Bloco sai com uma ala de sopro e percussão e uma ala de dançarinos, explica Cristiane. “Temos também um grupo de capoeiristas, além de uma ala especial para o público infantil, com bonecas, palhaços e outros personagens. O Bloco distribui folhetos contendo mensagens evangelísticas e outras atrações musicais.”

Quézia Nascimento, que faz parte deste projeto há cinco anos, juntamente com sua família, revela que é um trabalho maravilhoso, pois é uma estratégia de Deus para levar Jesus aqueles que ainda não o conhecem e ela afirma que os resultados são muito bons. “No ano de 2008 foram mais ou menos 960 pessoas que aceitaram a Cristo”, revela.

Cristiane destaca que a cada ano o número de participantes aumenta, e o alvo para 2009 é sair com 700 componentes (soldados de Cristo) para a guerra e ela garante que o resultado é muito satisfatório, além da oportunidade de levar alegria e paz no carnaval de Salvador. “As pessoas são bastante receptivas a mensagem que pregamos e aceitam a Jesus como Salvador.”

Muitos pastores temem que seus discípulos evangelizem em festas carnavalescas, afinal, alguns acabam gostando tanto da badalação que ao invés de levarem Jesus às pessoas, acabam dançando no ritmo das músicas. E é exatamente por isso, que para fazer parte do Bloco Sal da Terra, há um requisito essencial: ser cristão e membro de alguma igreja e estar em plena comunhão com Deus e com a obra. Para que o evangelismo tenha êxito, no início de cada ano os missionários iniciam um jejum e se consagram ao Senhor.

São tantas as festa pagãs no Brasil e que incentivam a diversão sem medida e sem responsabilidade, que é preciso aproveitar todas as oportunidades para levar Jesus às pessoas, mas para isso a missionária alerta, “seja uma luz de Jesus a brilhar, que você seja o Sal da Terra que impede a proliferação do mal.”

Link: http://www.zoenet.com.br/home/noticias/noticia.php?id=3173

Fonte site: www.zoenet.com.br

Autor: Flávia Soares - ZOE




Evangélicos evangelizam no Carnaval de Salvador
fevereiro 17th, 2009
Quem imagina que durante o carnaval todos os evangélicos saem da cidade para retiros espirituais, ainda não conhece o bloco Sal da Terra da Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI). Em 2009, o bloco desfila de 20 a 24 de fevereiro, no horário das 15h ás 23h, no circuito Batatinha (Pelourinho e Praça da Sé), com apresentação de danças e dramas; banda de percussão; roda de capoeira; evangelização de crianças com palhaços, brincadeiras e vários bonecos; cantores gospel, a exemplo de Marinez, ex-Banda Reflexus; evangelismo pessoal; apresentação circense e distribuição de folhetos.
Este ano o bloco completa 10 anos de evangelização no carnaval da Bahia, no entanto, a coordenadora geral do Sal da Terra Cristiane Nonato diz que algumas Igrejas fazem esse trabalho de evangelização antes mesmo da IBMI, e cita como exemplo, a Igreja Batista 2 de Julho, a Batista Sião, entre outras. Cristiane destaca que existe um Projeto chamado Espiritual Salvador, que reuni várias igrejas no mesmo objetivo - A evangelização no carnaval. “Este projeto tem como principal estratégia 100 horas de intercessão ininterrupta durante todo o período da festa. Todas as Igrejas envolvidas ficam abertas 24 horas em adoração e intercessão por todo trabalho de evangelização durante o carnaval. O Espiritual Salvador realiza também no domingo (22) um encontro no circuito Barra – Ondina, com todas as igrejas que estão envolvidas no projeto”.
Segundo Ubirajara Gomes e Silva o pastor responsável pela IBMI, o que motivou a realização desse trabalho em pleno carnaval, foi o fato de esta ser a maior festa, ao ar livre do mundo. “Entendo ser o carnaval, um local onde encontramos muita gente, aproveitamos para resgatar as pessoas das drogas. O nosso objetivo é divulgar o evangelho, pregar de forma descentralizada. Estamos aqui para salvar as pessoas, libertar vidas e obedecer ao ide de Jesus, que é pregar sua palavra a toda criatura”, salienta o pastor.
Este ano está sendo esperada a participação de 500 missionários da Jocum (Jovens com uma Missão) de todo o Brasil, que intensificarão o trabalho de evangelismo, já realizado por equipes de igrejas locais. Para participar do bloco é necessário ser membro de alguma igreja evangélica, ter mais de um ano de batismo e estar em plena comunhão. Também é imprescindível apresentar carta de recomendação pastoral. O valor da participação com hospedagem é R$ 120,00 (cobre alimentação e o abada) e sem hospedagem R$ 50,00. Para mais informações: www.saldaterra.art.br ou 71 3321-8178.

Link: http://www.bocadopovo.com.br/noticias.php?cat=2

Site: www.bocadopovo.com.br

Autor: Carlos Souza

Nenhum comentário:

VIDEOS

SEMINÁRIO NA IBMI - 22/10