sábado, 15 de novembro de 2008

O Amor está no ar????









Se fizermos uma pesquisa nos acervos de músicas, novelas, filmes e poemas, verificaremos que a temática "A-M-OR" é certamente a mais utilizada nestas expressões culturais. Pra tudo, em quase tudo e nas mais diversas circunstâncias se utiliza a palavra "A-M-O-R" para designar diversar coisas e vários tipos de relação. Não cabe aqui fazer defesa um possível significado verdadeiro do "A-M-O-R" , mas apenas apresentar algumas questões que nos leve a refletir sobre quais modelos foram e vem sendo utilizados para designar este tão nobre sentimento.
Inicialmente, quero tranquilizar os apaixonados que não sou mais um traumatizado sentimentalmente, mas posso dizer que vivo um momento de amor marcante e nunca experimentado. Amo e sou amado e sinto com minha amada este AMOR que pra gente veio diretamente de Deus e que a cada dia saboreamos dele. Mas o que me leva a escrever aqui sobre o "A-M-O-R" são as mais estranhas formas que estão espalhadas pelo mundo e representadas na TV e no imaginário popular.

A primeira interrogação que faço é: se o "A-M-O-R" pode ser utilizado pra qualquer coisa e sobre qualquer forma e condição. Se a resposta for positiva não seria então contraditório vivermos em um estágio humano onde as relações humanas são hegemonizadas pelo ódio, pela cobiça, pela opressão, pelo egoísmo e pela exclusão? Não sou pessimista, mas apenas sensível a perceber que a humanidade caminha a passos largos rumo a sua própria destruição. Mas ainda insistem em dizer que o Amor está por todo lugar. Dizem que ao estar numa relação sexual estaria "fazendo A-M-O-R", mas quando este mesmo termina, um parceiro pode levantar e nunca mais olhar para quem horas atrás mantinha uma relação íntima. Dizem que amar é dizer eu te amo, abraçar a esposa, sorrir e até chorar e algumas horas depois estar deitado com outra pessoa sem o mínimo de constrangimento, e sem questionar como reagiria tal companheira ao saber de seu ato extra-conjugal. Como é possível dizer que é capaz de amar e não fazer o mínimo de esforço em entender o outro, de abrir uma concessão para mudar algo em si que incomoda o outro? Ao se atrair pelo corpo de alguém, a palavra mais recorrente é: "eu estou amando".
A-M-O-R é utilizado para designar atração sexual, paixão, desejo e os mais variados interesses. Pode alguém matar por A-M-O-R? Pode alguém conseguir amar e por tal não amar a si próprio? Amar leva a loucura e a obsessão? Amar é irracional? Direi certamente que não.

Eh, dizer que ama alguém virou um velho jargão, sem muito sentido, mas com inúmeros, obscuros e às vezes mesquinhos interesses de obter algo. Artistas sobem ao palco falando de um A-M-O-R nas letras que parece real, levando muita gente a sonhar com outras pessoas. Depois de terminado o show se perguntarmos sobre o nome daquele tal A-M-O-R notaremos em sua vida as várias relações conjugais sem muitos compromissos, obtidos na sua vida boêmia. Pergutaremos: "Que amor?" E o apaixonado cantor dos palcos irá dizer: ah sim, amores de toda minha vida e de todas as minhas horas, minhas lindas mulheres.

Percebo o AMOR de minha amada não apenas nas milhares e contínuas vezes que ela diz que me ama, mas na forma que ela me ouve, me cuida, se importa, me respeita, me valoriza, me entende e me faz sentir o Homem mais feliz do mundo. Quando o mundo banaliza tanto a idéia de Amor é um sinal de que pouca gente tem amado de verdade. Faça uma pergunta pra si: se queres um amor como o descreveria? Perceba quais atributos tem buscado... e reflita sobre eles.

Nenhum comentário:

VIDEOS

SEMINÁRIO NA IBMI - 22/10